terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

UJS: juventude sergipana participa de curso de formação

UJS: juventude sergipana participa de curso de formação

“É importante que a juventude tome para si o destino do nosso País, que sintam que eles são construtores desse processo histórico que nós estamos vivendo”. A afirmação é da deputada estadual e presidente do Comitê Municipal do PCdoB, Tânia Soares (SE), referindo-se a dezenas de jovens liderados pela União da Juventude Socialista, que participam de um curso sobre política em Aracaju.

Tânia Soares, que em 1984 foi uma das fundadoras da União da Juventude Socialista (UJS), junto com Aldo Rebelo, afirmou que o evento “é de muita felicidade, porque são dezenas de jovens do interior do Estado e capital reunidos dia e noite para discutir política, a situação da crise mundial, em Sergipe e nos municípios”. Os jovens têm entre 15 e 29 anos – idade máxima de filiação as UJS - que é maior da América Latina dedicada à política.

A deputada lembrou que “nossa história está ponteada pela participação da juventude, seja com a participação do poeta Castro Alves na Abolição da Escravatura, seja com Zumbi dos Palmares. Seja com todas as transformações que o Brasil passou, em diversos momentos históricos, como Diretas Já, Fora Collor e, agora, com a eleição de Lula”. Na concepção de Tânia, ver dezenas de jovens reunidos, pensando, elaborando e realizando um evento como esse, organizado por eles, “é um motivo de muita felicidade e alegria”.

Ela lembrou ainda um trecho da mensagem do governador Marcelo Déda, lida na segunda-feira na reabertura dos trabalhos legislativos, pelo secretário da Casa Civil, Oliveira Júnior, onde dom Helder Câmara é lembrado. “Os problemas que nos aparecem são encarados como desafio e como desafio é que nós devemos enfrentá-los”. “Tânia acrescentou que diante do mundo capitalista, precisamos incentivar a juventude a fazer eventos como esse, que a noção de sociedade, pátria e humanidade possam ser um sentimento impingindo nela”.

A parlamentar foi uma das palestrantes que discorreu sobre a crise mundial e as perspectivas para o Brasil e Sergipe.

Com informações do Jornal da Cidade